Skip links

Periódicos de cada área

Tenha acesso a milhares de conteúdos

ADMINISTRAÇÃO

É um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica. O Spell é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita de produção científica, particularmente das áreas de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo. Com o objetivo central de promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento, o Spell cumpre com uma dupla missão: organizar, numa única base de dados, um significativo acervo de conhecimento e proporcionar acesso livre a usuários interessados na produção científica.

Clique e acesse

A RAC publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área da Administração e das Ciências Contábeis, alinhado com práticas de Ciência Aberta: dados, materiais e códigos abertos, além da disseminação de informações adicionais relativas ao processo editoriaL. Esta revista é membro e subscreve os princípios do COPE – Comitê de Ética em Publicações. A RAC é o principal periódico acadêmico em seu campo, com contribuições de alta qualidade, revisadas por pares. Portanto, dedicamos especial atenção ao papel da RAC: ser uma fonte confiável de dados, de informação, e conhecimento. A RAC é uma revista pluralista e heterodoxa na área de pesquisa em gestão de negócios, preocupada principalmente com questões relativas a vínculos entre estratégia e gestão competitiva, além de fornecer resultados de pesquisas em sistemas e padrões, ferramentas de gerenciamento corporativo, organizações e gerenciamento, setores específicos da indústria, e respostas a questões contemporâneas, como desenvolvimento, resiliência das comunidades, desigualdade, consumo, tecnologia, e mudanças climáticas.

Acesse o Site

BAR é um periódico acadêmico sobre negócios e administração pública publicado trimestralmente desde 2004 pela ANPAD (Academia Brasileira de Administração). O BAR é um periódico online de acesso totalmente aberto que segue os princípios do COPE – Comitê de Ética em Publicação para publicação acadêmica. BAR está disponível na maioria dos serviços de indexação, incluindo SCOPUS. A missão da BAR é avançar o conhecimento acadêmico em teorias de gestão e organizacionais de forma a auxiliar as empresas e a administração pública em todo o mundo por meio da divulgação global de estudos conceituais e empíricos desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista publica estudos conceituais e empíricos dentro dos amplos interesses de negócios e administração pública. 

Acesse o Site

A BBR – Brazilian Business Review publica pesquisas de alta qualidade em todas as áreas de negócios. Os temas incluem, mas não estão limitados a, gestão, contabilidade, controladoria, finanças, gestão da informação, gestão da inovação, estratégia e economia. Aceitam trabalhos desenvolvidos em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. O BBR é editado e apoiado pela FUCAPE, uma das principais escolas de negócios do Brasil.

Acesse o Site

Cadernos EBAPE.BR é um periódico online com foco na área de Administração, patrocinado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Foi publicado online em 2003 com a missão de modernizar a série Cadernos EBAP. O periódico, com periodicidade trimestral, tem como objetivo promover o debate de temas relevantes na Administração. A linha editorial do Cadernos EBAPE.BR almeja a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico por meio da publicação de ensaios teóricos relacionados à área de Administração e o público-alvo do Cadernos EBAPE.BR inclui professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Administração e áreas afins, e profissionais da administração, no Brasil e no exterior.

Acesse o Site

A Revista Economia & Gestão publica artigos inéditos, originais e de reconhecida qualidade acadêmica elaborados por pesquisadores, professores, estudantes e profissionais vinculados à área das Ciências Sociais Aplicadas, tendo como foco o caráter interdisciplinar das Ciências da Administração, da Economia e da Contabilidade. A diversidade de temas neste campo de conhecimento permite a inclusão de diferentes seções, a saber: artigos (teórico e teórico-empírico), conjuntura política-econômica, da poltrona do executivo (entrevistas), ensino, pesquisa e aprendizagem, caso de ensino, notas de pesquisa, reflexões, resenhas. A política de seções se baseia no processo de submissão e avaliação em fluxo contínuo para todas as modalidades de produção intelectual

Acesse o Site

Tem como missão ser um meio de divulgação de trabalhos originais e que apresentem pesquisas e resultados científicos importantes para as áreas de  Administração e Engenharia de Produção, por meio de estudos empíricos, teóricos e de simulações. A Gestão & Produção  publica os seguintes tipos de artigo: artigo original: pesquisas que representam um avanço técnico-científico; estudo de caso: artigos que descrevem e analisam casos/situações de empresas ou apresentam experiências oriundas de alguma aplicação real; revisão de literatura: artigos em que se faz uma revisão completa de um tema ou assunto; e revisão geral: artigos em que se faz uma revisão parcial, porém útil, tornando-se assim uma contribuição efetiva.

Acesse o Site

A O&S visa fomentar o diálogo e a inovação sobre a compreensão das organizações, por meio da publicação de pesquisas que agreguem valor à sociedade e que sejam socialmente significativas. A revista publica pesquisa multidisciplinar, interdisciplinar, criativa, crítica, teoricamente orientada, internacional e não tradicional, enraizada em uma ampla variedade de disciplinas, inspirada pela diversidade, aberta à pluralidade epistemológica e metodológica. A O&S pretende ser uma comunidade de aprendizagem composta de autores, revisores, editores e leitores, impulsionada pela paixão por ideias, pela curiosidade intelectual, pelo pensamento crítico e pela adesão aos melhores padrões acadêmicos.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Gestão de Negócios tem como objetivo divulgar e promover o debate científico sobre Administração e Contabilidade e tem como missão divulgar estudos e pesquisas que possam contribuir para o aprimoramento da teoria em Administração.

Acesse o Site

A RAM é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu objetivo é divulgar trabalhos de pesquisa científica na forma de artigos de desenvolvimento teórico e teórico-empíricos inéditos e de qualidade que gerem novos conhecimentos no campo da administração de empresas. A Instituição detentora do copywright da RAM é a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Acesse o Site

A RAE-revista de administração de empresas, publicada pela Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Foi a primeira revista científica brasileira na área, lançada em maio de 1961 e, desde então, tem sua publicação ininterrupta. A RAE é uma revista generalista na área de administração, voltada a professores, pesquisadores e estudantes. O acervo completo da RAE está disponível para toda comunidade acadêmico-científica, com acesso gratuito, no site www.fgv.br/rae.

Acesse o Site

A RAI tem como foco a publicação de contribuições científicas na área da inovação , elegendo como tema preferencial os processos de inovação tecnológica, das organizações e dos mercados. Além dos números regulares, a RAI edita volumes especiais com foco específico, fruto de projetos de pesquisa ou de temas relevantes. A RAI atua em temas das áreas de gestão, economia e política de ciência, tecnologia e inovação.

Acesse o Site

A RAP tem como missão principal publicar estudos de alta qualidade acadêmica na área de Administração e Políticas Públicas, explorando suas interfaces com Teorias Organizacionais, Ciência Política, Economia, Estudos Urbanos ou Relações Internacionais. Seu principal lócus empírico é o contexto brasileiro e, mais amplamente, ibero-americano, mas trabalhos de outros contextos também são bem-vindos. A RAP conta com ampla audiência de leitores acadêmicos e práticos e privilegia artigos que aproximem a teoria da prática.

Acesse o Site

A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como foco divulgar da produção científica em Ciências da Administração e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento nestas áreas. O público-alvo é formado por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas administrativos.

Acesse o Site

REGE – Revista de Gestão – é uma revista acadêmica generalista que cobre todos os campos da administração, incluindo, mas não exclusivamente: Administração Geral, Tecnologia da Informação, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção e Operações, Gestão, Estratégia Empresarial, Economia Empresarial, Administração Pública, Gestão da Ciência e Tecnologia e Sustentabilidade. REGE, publicado pelo Departamento de Administração de Empresas da Escola de Economia, Negócios e Contabilidade – Universidade de São Paulo, é uma publicação acadêmico-científica trimestral que se dedica à divulgação de pesquisas e ideias que agregam valor ao trabalho de acadêmicos e profissionais na área de Gestão.

Acesse o Site

A REAd – Revista Eletrônica de Administração, criada em 1995 e publicada pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi a primeira revista eletrônica da área na América Latina. A REAd é classificada como B1 na CAPES, e está na Coleção SciELO e na Redalyc.org. É uma publicação quadrimestral. Além dos três números anuais, podem ser publicadas edições temáticas especiais. A REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso).

Acesse o Site

Revista Eletrônica de Gestão Organizacional – GESTÃO.ORG é um periódico científico on-line, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). A GESTÃO.ORG tem por objetivo promover o debate de temas relevantes na área de Gestão Organizacional, além de servir de canal para difundir avanços conceituais, metodológicos e promover estudos e formulações teóricas e empíricas para a área. Os artigos publicados na GESTÃO.ORG são dirigidos aos interessados na área, como pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação, consultores e profissionais de organizações públicas e privadas. A GESTÃO.ORG. Esta revista oferece acesso livre (sem custos ou taxas administrativas) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Acesse o Site

A Revista de Administração FACES Journal tem como foco e escopo publicar artigos no campo da Administração com uma contribuição teórica e gerencial.  A intenção é publicar artigos decorrentes de pesquisas robustas, que resultem em avanço do conhecimento,  com argumentos que destaquem a relevância e importância do estudo, com alto grau de ineditismo e que apresentem o estado da arte do fenômeno estudado.

Acesse o Site

BIBLIOTECONOMIA

RDBCIRevista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação / RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science é uma publicação contínua vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), tendo como foco divulgar unicamente trabalhos da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Publica artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento e resenhas relacionados com a Ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades desta área. Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial. A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar que estuda os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber. Desde 2016, a revista adotou o idioma bilíngue nas suas edições, ou seja, português e inglês.

Acesse o Site

Trata-se de uma publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados com a área da Ciência da Informação. Aceita trabalhos da área acima relacionada ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência e tecnologia.

Acesse o Site

A ‘Folha de Rosto: revista de biblioteconomia e ciência da informação’ é um periódico científico publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), através do Mestrado Profissional em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem por objetivo divulgar trabalhos inéditos que representem contribuição científica para o desenvolvimento de novos conhecimentos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins. Serão aceitos Artigos Científicos, Relatos de Experiências e Ensaios vinculados a processos de construção de investigações de docentes, discentes e profissionais da área de informação.

Acesse o Site

A revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), editada pelo Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social (CNPq), é publicada no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi do Departamento de Ciência da Informação. Classificada como B1 no Web Qualis da Capes

Acesse o Site

A Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI) é editada quadrimestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Destina-se a disseminar trabalhos científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisa em ciência da informação e áreas correlatas.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) é uma revista com periodicidade semestral, registrada sob o ISSN 2358-3193, de acesso livre e gratuito publicada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). A REBECIN iniciou sua publicação com o v. 1, n. 1, de janeiro/junho de 2014, publicando textos originais como: artigos de pesquisa, artigos de revisão, estudo de casos, comunicações, relatos de experiência e resenhas relativos à área de educação em Ciência da Informação. Os textos submetidos para publicação devem ser escritos em português, em espanhol ou em inglês. A revista possui uma política de avaliação duplo cega “blind review”.

Acesse o Site

O Brazilian Journal of Information Science: research trends – BRAJIS é um periódico científico de acesso aberto, que publica artigos resultantes de pesquisa teórica ou empírica, bem como tradução de textos clássicos ou fundamentais relacionados ao amplo campo da Ciência da Informação e sub-áreas, como Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Dessa forma, todos os artigos deverão destacar em que medida sua temática é atual e relevante para o universo teórico-metodológico da Ciência da Informação, considerando a literatura especializada da área, incluindo textos clássicos e também textos publicados nos últimos cinco anos. Serão priorizados os artigos que tragam uma contribuição teórica e/ou metodológica mais ampla para o campo da Ciência da Informação, em um âmbito internacional, publicando-se, apenas em situações especiais e de mérito indiscutível, estudos muito particularizados, seja na abrangência geográfica (como os relativos a uma instituição, cidade, etc), seja na dimensão metodológica (como os estudos de caso, por exemplo).

Acesse o Site

INFORMAÇÃO & SOCIEDADE: ESTUDOS tem por objetivo divulgar trabalhos que representam contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em ciência da informação, biblioteconomia e áreas afins, independentemente de sua vinculação profissional e local de origem, além de publicar, sistematicamente, os resumos das dissertações aprovadas no PPGCI/UFPB. A revista exige a originalidade dos artigos submetidos e que pelo menos um dos autores tenha titulação de doutor

Acesse o Site

A revista Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral de trabalhos originais e inéditos, relacionados com a ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciênciatecnologia inovação. Entende-se por ciência da informação a área interdisciplinar concernente ao estudo dos fenômenos ligados à produção, organização, difusão, utilização e preservação da informação do conhecimento em todos os campos do saber. A atividade do setor de informação engloba componentes de vários outros setores e subsetores, como os da educaçãoculturapesquisatelecomunicações e informática, nos seus aspectos relacionados à informação científica e tecnológica e à tecnologia da informação.

Acesse o Site

Ciência da Informação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas, que tem como finalidade promover a produção, a comunicação e a divulgação do conhecimento técnico-científico no domínio específico da Ciência da Informação e das inter-relações com áreas afins como Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Comunicação Social, Engenharia de Produção e Museologia.

Acesse o Site

A Múltiplos Olhares em Ciência da Informação é uma revista de publicação científica em formato eletrônico de acesso aberto e gratuito vinculada à Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela foi criada em 2011 a fim de divulgar trabalhos científicos produzidos por alunos de graduação e pós graduação. Desde então sua periodicidade é semestral. São publicados trabalhos inéditos relacionados à área de Ciência da Informação, abrangendo, prioritariamente, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. A revista defende o pressuposto de que o conhecimento científico pode ser ampliado para diferentes formas de comunicação. Sendo assim, são aceitos artigos oriundos de trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa, projetos de iniciação científica, relatos de atividades de monitoria, extensão, trabalhos de discentes apresentados em encontros científicos, entrevistas, ensaios em diferentes formatos de mídia de apresentação (texto, podcast, vídeo). A Múltiplos olhares tem como missão promover e disseminar a produção intelectual dos alunos de graduação e pós graduação da área supracitada, além de proporcionar o entendimento e reflexão acerca dos temas relevantes da área.

Acesse o Site

A revista Perspectivas em Ciência da Informação é uma publicação trimestral da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi lançada em 1996, em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG.  Divulga artigos científicos, relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas nas áreas de Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas afins. A Perspectinvas em Ciência da Informação está disponivel em Open Access, no sistema SEER (Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas) e não possui nenhum outro domínio ou endereço eletrônico.

Acesse o Site

A Revista é o órgão oficial de comunicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB e tem como finalidades: a) constituir-se em periódico especializado da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e conhecimentos afins; b) ser um veículo noticioso e informativo de eventos e feitos de associações e de outras instituições ligados à área; e, c) preservar a memória profissional e constituir instrumento para análises futuras.

Acesse o Site

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina é uma publicação quadrimestral de trabalhos inéditos relacionados na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, abrangendo especificamente a Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia, Museologia e Documentação, ou textos que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre atividades relacionadas ao movimento associativo (classe dos bibliotecários).

Acesse o Site

InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação se dedica à divulgação especializada da área informacional, abrindo espaço a discussões interdisciplinares e interinstitucionais de temas informacionais e possí­veis interfaces que permeiam as temáticas exploradas. Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a revista publica resenhas de livros, documentos especiais, entrevistas e traduções de autoria de docentes e pesquisadores, desde que aprovados em revisão cega por pares (double blind peer review) e pelo Comitê Editorial. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação é um periódico nacional, de periodicidade semestral.

Acesse o Site

Transinformação é uma revista especializada, aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, editada pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fundada em 1989, publica artigos que contribuem para o estudo e o desenvolvimento científico da Ciência da Informação e Biblioteconomia em suas diversas sub-áreas e interfaces.

Acesse o Site

A revista Bibliotecas Universitárias é uma publicação semestral de natureza científica editada pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltada para pesquisadores e profissionais de informação. Sua missão é difundir o conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da Informação, temas pertinentes às bibliotecas universitárias, abrangendo as questões teóricas e práticas das áreas, em seus aspectos tecnológicos, humanos, sociais e afins.

Acesse o Site

DIREITO

Nascido em 2001, é uma publicação semestral do Departamento de Ciência Jurídica e Política da Pontifícia Universidade Javeriana, que visa divulgar o conhecimento e a pesquisa inovadora em todas as áreas do direito. É dirigido a litigantes, acadêmicos, estudantes, funcionários do Poder Judiciário do Poder Público e outras pessoas interessadas em realizar o estudo do Direito.

Acesse o Site

Cuadernos de Derecho Transnacional (CDT) é uma revista científica semestral de divulgação eletrônica. O CDT publica trabalhos de pesquisa sobre direito internacional privado, direito uniforme e direito privado comparado. A publicação dos trabalhos será decidida pela Direção da Revista, com a participação do Conselho Editorial e sendo assessorada pela Comissão Científica, com base numa avaliação externa, independente e anônima. O trabalho pode ser “aceito”, “aceito com modificações” ou “rejeitado”. Dependendo da natureza do trabalho, ele será incluído na seção “Estudos” ou na seção “Varia”.

Acesse o Site

Dados é uma das principais e mais longevas revistas nas Ciências Sociais no Brasil. Publicada desde 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Com periodicidade trimestral desde 1981, faz parte do primeiro grupo de onze revistas que em 1996 integraram o SciELO – Science Eletronic Library Online, o mais importante veículo de divulgação da ciência brasileira, constituindo-se no primeiro periódico de Ciências Humanas a fazer parte do projeto. A liderança da revista também é contrastada na atualidade, pois é uma das poucas revistas brasileiras de Ciências Sociais indexadas no Institute for Scientific Information – ISI (Thomson Co.), além de ter sido qualificada como A1 em sete áreas na última atualização do Qualis/CAPES. Editada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP-UERJ, Dados – Revista de Ciências Sociais recebe artigos durante todo o ano em sistema de fluxo contínuo. É seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.

Acesse o Site

A revista “Direito e Justiça” abrange temáticas jurídicas relevantes à teoria e prática da ciência jurídica. Destaca-se seu compromisso com a contemporaneidade e a velocidade das informações em uma rede universal de interação comunicativa. Há três âmbitos de abrangência: disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Os artigos são submetidos à Comissão Avaliadora e sua revisão final cabe ao Conselho Editorial. A periodicidade é semestral, com publicação nos meses de junho e dezembro. Recomendações: ABEC, CNPq, CAPES, FAPERGS, FINEPE, AJURIS, OAB. Atenção: A revista Revista Direito e Justiça foi descontinuada a partir do período de 2017/1. Atualmente a revista está desativada. As submissões estão suspensas. Os artigos já publicados continuam disponíveis.

Acesse o Site

A Revista Direito e Desenvolvimento, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado, do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, é uma publicação semestral, editada desde 2010, veiculada na versão eletrônica e impressa, tem como compromisso a difusão de pesquisas de docentes e pesquisadores da sua instituição, bem como de demais autores nacionais e internacionais. O periódico possui estrato B1 de periódicos do Programa Qualis da Capes. O intuito da Revista é colaborar com a interação da doutrina e da jurisprudência, auxiliando na composição de conhecimentos jurídicos comprometidos com a realidade atual, sobretudo brasileira, no que concerne à temática Direito e Desenvolvimento, e suas áreas afins. O título escolhido para o periódico reflete a área de concentração que tem orientado a pesquisa docente desta instituição, ou seja, sua linha editorial abrange estudos relacionados à temática Direito e Desenvolvimento a partir das linhas de pesquisa do Programa. O objetivo da revista é a publicação de artigos científicos de docentes e autores nacionais e internacionais, realizando uma interface entre o Direito e Desenvolvimento.

Acesse o Site

A Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, classificada como B1 pelo Qualis Periódicos da CAPES, tem como objetivo atuar como instrumento de propagação das reflexões e construções do conhecimento acerca dos Novos Direitos, estimulando o debate, o questionamento e o desenvolvimento dos processos formativos dos operadores e investigadores jurídicos, como forma de integração entre a universidade e o mundo da vida voltada para a potencialização dos processos de constituição da cidadania e da democracia, dirigindo-se tanto ao público acadêmico, como a profissionais e de outras áreas jurídicas e sociológicas.

Acesse o Site

Missão e Política Editorial: Divulgar intervenções interdisciplinares e inovadoras que tenham qualidade aprovada por pares competentes. As contribuições podem se dar em língua portuguesa ou outros idiomas, por meio de artigos originais, artigos de revisão, resenhas, entrevistas, palestras, relatórios de pesquisas ou relatos específicos sobre seminários científicos. Alguns números do periódico dedicam-se a temáticas específicas, conforme deliberação do Conselho Editorial. Como o periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, espera-se que os trabalhos estejam, preferencialmente, vinculados às suas linhas de pesquisa, a saber: Transformações Constitucionais e Pensamento Constitucional Contemporâneo; Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional; Teoria do Direito, Ética e Construção da Subjetividade.

Acesse o Site

A Revista Direitos Culturais, elaborada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI, Campus de Santo Ângelo, é publicada quadrimestralmente e aceita colaborações de artigos inéditos. A temática dos textos deve observar as linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Direito da URI: a) Direito e Multiculturalismo e b) Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos. Tem como missão disseminar conhecimento sobre as relações entre Direito e Cultura, estimular a reflexão e o debate e promover o desenvolvimento e a capacitação de operadores jurídicos e sua interação com os processos de realização da cidadania. Seu público alvo é a comunidade acadêmica com interesse nas áreas temáticas da Revista.

Acesse o Site

O Duke Environmental Law & Policy Forum é uma publicação editada por estudantes da Duke Law School que examina as questões ambientais a partir de perspectivas jurídicas, científicas, econômicas e de políticas públicas. Além da Faculdade de Direito, o DELPF é afiliado à Duke’s Nicholas School for the Environment and Earth Sciences e à Sanford School for Public Policy.

Acesse o Site

A Economic Analysis of Law Review, criada como veículo de divulgação de estudos teóricos e empíricos, com elevado grau de exogenia, aborda novas e antigas questões jurídicas numa perspetiva inovadora. É uma publicação de amplo espectro, tanto do ponto de vista metodológico quanto de escopo, seus artigos exploram aspectos inusitados de questões jurídico-políticas utilizando disciplinas econômicas tradicionais como microeconomia, teoria dos jogos, econometria e teoria da escolha pública, além de disciplinas mais recentes, como economia comportamental, ou mesmo de outras áreas, como sociologia e biologia evolutiva, sem desconsiderar abordagens jurídicas de alta complexidade. A recepção e avaliação do artigo é feita em um fluxo contínuo de submissões. A Análise Econômica da Revisão Jurídica é baseada no entendimento da empresa de que a análise econômica do direito está se tornando cada vez mais importante na identificação e resolução de questões jurídicas relevantes. O escopo da revista é fortalecer o diálogo nacional e internacional entre juristas, economistas e cientistas sociais. Com este objetivo e considerando que a AED é aplicável a contextos sociais, políticos e económicos muito diversos, a EALR nasceu multilingue, aceitando obras em português, espanhol, inglês, alemão, francês e italiano. Esperamos que a flexibilidade investigativa e lingüística atue como um catalisador para o diálogo entre essas diferentes áreas, visando a compreensão de fenômenos jurídico-sociais importantes.

Acesse o Site

A EJJL publica artigos que discutem questões relativas à efetividade dos direitos constitucionais fundamentais e dos direitos humanos, com especial ênfase para os direitos civis e direitos sociais. A EJJL tem como escopo ser um veículo de divulgação de pesquisas originais e inéditas de elevado valor científico com o potencial para a contribuição ao tema da efetividade dos direitos humanos e dos direitos fundamentais constitucionais, civis e sociais.

Acesse o Site

Os Estudios Constitucionales constituem uma publicação semestral do Centro de Estudos Constitucionales do Chile (CECOCH) da Universidad de Talca, cujos números se publicam a cada semestre (julho e dezembro, respectivamente), aberta a comunidade de direito constitucional, procedimento constitucional e direitos humanos. Artigos e monografias devem ser inéditos. Tem como objetivo estimular a reflexão, ou o debate, a análise e a comunicação entre os praticantes da disciplina pública, com um método científico de forma pluralista, com colaboração a nível nacional e internacional.

Acesse o Site

A Revista Interfaces Científica – Direito, tem por foco os integrantes da comunidade jurídica e também das ciências sociais e humanas de um modo geral. Seu escopo é oferecer a este público um espaço de discussão de alto nível sobre as questões mais relevantes ligadas a estas áreas. Nossa missão é produzir conhecimento acadêmico-científico de qualidade. Propõe também ser um espaço de interdisciplinaridade com outros segmentos de pesquisa. A Revista encontra-se disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros e possui um conselho editorial variado, distribuído por várias instituições e regiões do País. A Revista Interfaces Científicas – Direito recebe artigos produzidos por integrantes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Aceita textos em coautoria entre mestrandos, doutorandos, mestres e doutores. Dessa forma, obrigatoriamente, um dos coautores precisa ter titulação de mestrado ou doutorado.

Acesse o Site

Fundada em 1966, a Law & Society Review é considerada por acadêmicos da área sociolegal em todo o mundo como uma das principais revistas da área. The Review é uma publicação revisada por pares para trabalhos relacionados à relação entre a sociedade e o processo legal, incluindo artigos ou notas de interesse para a comunidade de pesquisa em geral, novos desenvolvimentos teóricos, resultados de estudos empíricos e revisões e comentários sobre o campo ou seus métodos de investigação. Amplamente interdisciplinar, The Review dá as boas-vindas a trabalhos de qualquer tradição de bolsa de estudos preocupada com os aspectos culturais, econômicos, políticos, psicológicos ou sociais do direito e dos sistemas jurídicos.

Acesse o Site

Lex Humana é a revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD/UCP) da Universidade Católica de Petrópolis. Trata-se de uma revista acadêmica, de acesso aberto, com publicação semestral, com foco na divulgação das pesquisas e das produções acadêmicas e científicas inéditas das ciências sociais, preferencialmente da área jurídica. Na última avaliação do Qualis/CAPES, Lex Humana foi reconhecida com B2 (Filosofia; Interdisciplinar); C (Direito). Desde 2017, Lex Humana publica somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições inéditas e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas. Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em coautoria com doutores.

Acesse o Site

A revista NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS – NEJ é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, que tem por missão promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes áreas: “Constitucionalismo e Produção do Direito” e “Direito e Jurisdição”. As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de Abril, Agosto e Dezembro de cada ano. Entre os valores que a NEJ se propõe, está o estímulo aos debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas acima identificados e que compõe sua Linha Editorial. Atualmente, a NEJ está indexada nas seguintes bases de dados, que cooperam na divulgação do material: CAPES periódicos; LATINDEX; Base de dados da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional – RVBI; IBICT; CrossRef – Digital Object Identifier Registration Agency of the International DOI Foundation; vLex.

Acesse o Site

Política & Sociedade é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2016, está disponível exclusivamente em versão eletrônica. Destinada à divulgação de artigos, resenhas, traduções e ensaios bibliográficos inéditos sobre temas e problemas de Sociologia, Ciência Política e de disciplinas afins, a revista orienta-se pelos critérios de qualidade acadêmica e de relevância científica do conteúdo de suas publicações. Preza também o pluralismo e o intercâmbio de ideias, sendo bem-vindas contribuições de pesquisadores das comunidades acadêmicas nacional e internacional, associados às mais diversas tradições intelectuais das Ciências Sociais e aos diferentes programas de pesquisa no âmbito da Sociologia Política.

Acesse o Site

A revista eletrônica Prim@ Facie, QUALIS B1 (Direito), é um periódico quadrimestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB, voltado para o debate científico entre as interfaces das ciências jurídicas e suas mais amplas interconexões com os Direitos Humanos e o Desenvolvimento, além da Filosofia, Ciência Política, História do Direito e demais áreas afins. A revista visa propiciar debates atualizados sobre problemas do Brasil e do mundo contemporâneo com a participação de pesquisadores de diversas universidades nacionais e estrangeiras. Pretende-se abordar discussões acerca de uma compreensão aprofundada dos temas que compõem a área de concentração “Direitos Humanos e Desenvolvimento”, bem como as linhas de pesquisa do Doutorado em Ciências do Jurídicas do PPGCJ/UFPB: “Linha 1. Direitos Sociais, Regulação Econômica e Desenvolvimento; Linha 2 – Inclusão Social, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, e Linha 3 – Teoria e História do Direito – Teoria e História dos Direitos Humanos.”

Acesse o Site

Prisma Jurídico é um periódico semestral criado em 2002, pela Faculdade de Direito da Universidade Nove de Julho. A Revista Prisma Jurídico está classificada no Qualis Periódicos da Capes como B1 e está indexada em: Academic Journal Database, CiteFactor, Diadorim, DOAJ, Ebsco (Academic Search Premier), EZB, Latindex, LivRe, Redalyc, Portal Periódicos CAPES. A Revista publica artigos inéditos que tenham aderência à área do Direito e análises que envolvam o sistema judicial, sua funcionalidade, diálogos entre sustentabilidade e desenvolvimento no contexto do espaço público e privado.

Acesse o Site

A Revista de Direito Internacional é uma publicação do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília. Seu objetivo é a divulgação de pesquisas que procurem pensar o direito internacional a partir de sua inserção no mundo contemporâneo. A revista é indexada em várias bases de dados internacionais, com distribuição ampla e livre. É um dos poucos periódicos brasileiros listados no Expresso, um dos principais serviços de submissão de artigos on-line utilizados nos Estados Unidos.

Acesse o Site

A Revista Eletrônica do Direito Público, uma publicação quadrimestral do Programa de Mestrado em Direito Negocial e do departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina/PR, tem por objetivo publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e estrangeiras, envolvendo temáticas afetas à área de Direito Público e às linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Direito Negocial.

Acesse o Site

A missão da Revista Gênero e Direito (G&D) destina-se a informar a comunidade acadêmica sobre os desafios e perspectivas que revestem a discussão interdisciplinar do gênero. O objetivo da G&D é estimular o debate e produção científica com o propósito de produzir conhecimentos e atuar como transformador social e instrumento de reflexão para uma isonomia entre os indivíduos. O público-alvo de nossa revista é pós-doutores, doutores, mestres e estudantes de pós-graduação. Dessa maneira os autores devem possuir alguma titulação citada ou cursar algum curso de pós-graduação. Além disso a G&D aceitará a participação em coautoria.

Acesse o Site

A Revista Direitos Humanos Fundamentais é uma publicação semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do UNIFIEO. Tem como missão e objetivo, divulgar os trabalhos científicos elaborados por autores da casa e externos. Publica artigos (em doutrina nacional/doutrina estrangeira) e ensaios, de autoria de professores que possuam o título de doutores, aceitando-se como autores doutorandos e, excepcionalmente, mestres e mestrandos. Os artigos e autoria de mestres, mestrandos, especialistas, bacharéis e alunos de graduação deverão ser encaminhados para a Revista Acadêmica Direitos Fundamentais (QUALIS B5), também vinculada ao programa. Este periódico publica resenhas de livros, Comunicações em Congresso e resumo de Teses, de pesquisadores da Unifieo e de outras instituições, nas áreas temáticas de Direitos Humanos Fundamentais. Publica relatos/resultados de pesquisas, restrito aos pesquisadores do Unifieo e instituições conveniadas.

Acesse o Site

A revista Sistema Penal & Violência, publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, pretende propiciar um espaço de reflexão e divulgação dos temas relacionados ao debate das ciências criminais, buscando propiciar a apreensão da violência e das formas de atuação tanto das agências de punitividade (sistema penal) como das instituições e mecanismos voltados à sua prevenção, colocando em diálogo a perspectiva jurídica e criminológica com a de outras áreas do conhecimento. A revista está aberta à publicação de pesquisas, reflexões e resenhas nos campos da criminologia, do direito penal e processual penal, bem como de outros saberes e áreas do Direito quando abordam o tema da violência, em interação com a psiquiatria, a psicologia, a psicanálise, a antropologia, a história, a sociologia, as ciências políticas, as letras, as relações internacionais e a filosofia, buscando contribuir para a compreensão dos fenômenos relacionados com a violência, o delito, a atuação dos mecanismos e sistemas voltados à sua prevenção, a atuação do sistema penal e seus reflexos e interfaces com a realidade social mais ampla. Atenção: A Sistema Penal & Violência, foi publicada entre 2009 e 2016. Atualmente a revista está desativada. As submissões estão suspensas. Os artigos já publicados continuam disponíveis.

Acesse o Site

A Revista Direito em Ação foi criada em 2000 para divulgar prioritariamente, os trabalhos dos docentes e discentes da Graduação em Direito da Universidade Católica de Brasília. Desde então, foram publicados dezesseis números, sendo onze impressos e, do volume quinze em diante, somente na versão eletrônica disponível no portal da Escola de Humanidades e Direito da UCB. O periódico tem como objetivo principal publicar artigos científicos recebidos de discentes e docentes do Curso de Direito da UCB. Objetiva ainda, estabelecer diálogo efetivo com outras instituições de ensino superior do país, por meio da publicação de artigos científicos originais ou de revisão. Justifica-se, outrossim, no incentivo à produção e socialização de conhecimentos advindos de estudantes envolvidos em Grupos de Estudos, Grupos de Pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de artigos, de acordo com o inciso II, do art. 5o. do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (UCB, 2014).

Acesse o Site

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação (FAE) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

Acesse o Site

A Revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação – IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.

Acesse o Site

Educar em Revista, é um periódico eletrônico de acesso aberto, tem a missão de publicar – em fluxo contínuo – artigos originais oriundos de pesquisa na área educacional, assim como traduções e entrevistas de amplo interesse acadêmico. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação.

Acesse o Site

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios. Os artigos submetidos a revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender as normas estabelecidas para publicação. A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa cientifica na área de educação. A revista ENSAIO não cobra taxas aos autores.

Acesse o Site

A Psicologia & Sociedade publica textos que: dialoguem criticamente com a literatura e com debates contemporâneos em relação ao tema abordado e ao campo de estudos em psicologia social (no âmbito das ciências humanas e sociais) e não apenas arrolem textos e autores; sejam de natureza explicitamente analítica, com solidez de argumentos e não apenas uma descrição de procedimentos, resultados e análises e apresentem contribuição inequívoca do manuscrito ao campo de estudos sobre o qual versa o texto em apreciação e sobre o campo teórico que aborda.

Acesse o Site

Seu objetivo é constituir um espaço para a apresentação de pesquisas atuais no campo da Psicologia Escolar e Educacional e servir como um veículo de divulgação do conhecimento produzido na área, bem como de informação atualizada a profissionais psicólogos e de áreas correlatas.

Acesse o Site

A RBE publica artigos inéditos e dossiês que abordem temas associados à área da educação, resultantes prioritariamente de pesquisas. Excepcionalmente são publicadas traduções de artigos estrangeiros editados anteriormente em livros ou periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. São publicados também documentos e resenhas. Na seção Documentos, são divulgados textos coletivos elaborados pela ANPEd ou por associações afins, bem como documentos recentes (leis, pareceres, normalizações), oriundos de órgãos governamentais e que tratem de questões de interesse da área educacional. Ensaios teóricos que expressam posicionamentos sobre temas polêmicos e atuais são publicados na seção Espaço Aberto.

Acesse o Site

Tem como missão publicar trabalhos inéditos nas áreas de Ciência Política e Sociologia Política. Os artigos devem ter como foco a produção de inferências ou generalizações a partir de dados e evidências conseguidos em pesquisas empiricamente orientadas.

Acesse o Site

A revista busca reunir e publicar trabalhos multidisciplinares de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Procura-se disseminar as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.

Acesse o Site

A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Objetiva promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, visando a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação. Sua política editorial se concentra especialmente em publicar investigações decorrentes de significativas problemáticas educacionais do contexto latino-americano, com base em diferentes perspectivas epistemológicas, metodológicas e pedagógicas.

Acesse o Site

Publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional. Vinculada à área de ciências humanas e sociais, especificamente à educação, esse periódico visa contribuir para enfatizar o fato de que diante da magnitude dos desafios da área, pensar ainda é uma ação possível e, do mesmo modo, necessária. Disponibilizada em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, esta publicação propõe-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores e potencializadores de saberes entre as universidades e o conjunto da sociedade.

Acesse o Site

Esta revista é dedicada ao estudo científico da dislexia, suas comorbidades; e práticas baseadas em teoria sobre remediação e intervenção de dislexia e áreas relacionadas de distúrbios da linguagem escrita, incluindo ortografia, composição e matemática. Annals of Dyslexia publica estudos empíricos originais, revisões significativas e relatórios bem documentados de práticas eficazes baseadas em evidências.

Acesse o Site

Remedial and Special Education (RASE) oferece artigos interdisciplinares que preenchem a lacuna entre a teoria e a prática envolvendo a educação de indivíduos para os quais a instrução típica não é eficaz. Os artigos incluem revisões temáticas, sínteses de pesquisas, estudos de avaliação de campo e recomendações para a prática de educação especial e corretiva. Esta revista é membro do Comitê de Ética em Publicações (COPE).

Acesse o Site

Os Cadernos CEDES são publicações de caráter temático, dirigidas a profissionais e pesquisadores da área educacional, com o propósito de abordar questões que se colocam como atuais e significativas neste campo de atuação. Vêm sendo editados desde 1980, mantendo de 3 a 6 novos títulos por ano.
Profissionais que atuam na área da educação podem propor temas para a organização de nossos Cadernos, sendo esta proposta avaliada pelo Conselho Editorial. As colaborações devem obedecer às normas de elaboração dos Cadernos e podem ser enviadas diretamente ao CEDES.

Acesse o Site

Publicar trabalhos inéditos em Psicobiologia e Psicologia Cognitiva; Psicologia Social Comunitária e Saúde Mental; Psicologia Social do Trabalho e A Psicologia e a atuação do psicólogo nas Políticas Sociais, Direitos Humanos e Relações Pessoa-ambiente, que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos.

Acesse o Site

EDUCAÇÃO FÍSICA

A Revista Pensar a Prática, baseada na perspectiva do debate plural e interdisciplinar na produção do conhecimento científico, publica artigos pertinentes ao campo acadêmico-científico da Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, em seus aspectos pedagógicos, históricos, socioculturais e filosóficos. É editada sob a responsabilidade institucional da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás e publicada em fluxo contínuo. As submissões podem ser realizadas a qualquer tempo, em sistema de demanda contínua.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE) é uma publicação trimestral da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, e tem por objetivo publicar pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento nas áreas de Educação Física, Esporte e afins.

Acesse o Site

Há mais de três décadas a Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), publicada sob a responsabilidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), vem contribuindo com a tarefa de divulgar, mas, também, de intervir na produção de conhecimento em Educação Física/Ciências do Esporte. Ao longo da trajetória de sua publicação, a RBCE vem registrando a história da Educação Física brasileira a partir de diferentes olhares e concepções, de distintas abordagens, temas, objetos e problematizações.

Acesse o Site

Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício  publica artigos originais, revisões e relatos de caso em todas as disciplinas da fisiologia do exercício e possui um corpo extensivo de pareceristas anônimos, cobrindo todas as especialidades.

Acesse o Site

A Arquivos Brasileiros de Educação Física publica artigos originais, revisões sistemáticas, metanálises, resenhas, ensaios clínicos, estudos de caso e cartas ao editor com temas vinculados à Educação Física, sob diversos campos de pesquisa, como: fisiologia do exercício, educação física em saúde coletiva, educação física escolar, atividade física e saúde, biodinâmica, epidemiologia da atividade física, pedagogia da Educação Física, atividade física e doenças crônicas não-transmissíveis, psicologia da Educação Física, desempenho do movimento humano, recreação e lazer.

Acesse o Site

A revista Movimento é uma publicação de acesso aberto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo divulgar a produção científica nacional e internacionalsobre temas relacionados à Educação Física, no que tange aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais. Nessa perspectiva, o periódico recebe, avalia e publica manuscritos que problematizem os fenômenos e os temas investigados, tendo como fundamentos teóricos, metodológicos, analíticos e interpretativos aqueles oriundos das Ciências Humanas e Sociais.

Acesse o Site

ENFERMAGEM

De periodicidade semestral até fevereiro de 2008, quando passa a ser trimestral. A revista passa a ser trimestral a partir de janeiro de 2011. De caráter científico e documental, a revista foi concebida a partir da preocupação com a aquisição de novos canais de informação, acesso à pesquisa e possibilidade de troca de experiências e conhecimentos de forma atualizada e ágil. Os artigos, documentos ou estudos publicados referem-se aos campos gerais correspondentes à pesquisa, ensino, assistência de enfermagem e administração.

Acesse o Site

Seu primeiro título foi “Annaes de Enfermagem”, de maio de 1932 a abril de 1941, modificado para “Anais de Enfermagem”, de janeiro de 1946 a dezembro de 1954, quando passou a ter o título atual – Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Em sua trajetória, teve uma única interrupção, no período de maio de 1941 a dezembro de 1945. A REBEn é publicada na versão eletrônica, periodicidade bimestral e com acesso aberto.  A versão impressa foi descontinuada. A Revista Brasileira de Enfermagem adota o modelo de Acesso Aberto e desse modo é permitido a qualquer pessoa ler ou fazer download, e copiar e disseminar seu conteúdo para propósitos educacionais. A abreviatura de seu título é Rev. Bras. Enferm., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Acesse o Site

Texto & Contexto Enfermagem, revista do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, destina-se à publicação da produção técnico-científica relacionada à área da saúde e, em especial, da enfermagem. Periódico de circulação nacional e internacional, publica artigos em português, inglês e espanhol.

Acesse o Site

A Cogitare Enfermagem é uma publicação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, e teve sua primeira edição publicada em 1996. Disponível desde 2015 somente na versão eletrônica, com circulação em bases, diretórios e portais nacionais e internacionais. Publica integralmente os artigos na versão português e inglês, e a partir de 2022 publicará os artigos também na versão espanhol. Destina-se a publicação artigos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência/caso e comunicação livre, da área da saúde, em especial a Enfermagem. É uma revista que adota o sistema de fluxo contínuo (rolling press). O processo de avaliação adotado é o de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas externos designados segundo o tema e o enfoque do artigo.

Acesse o Site

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem é um veículo de comunicação científica mantido pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1997. É um periódico de circulação nacional e internacional, membro da Rede Ibero-americana de Editoração Cientifica de Enfermagem (RedEDIT), filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, desde 2010. A partir de 2016 filiou-se ao Committee on Publication Ethics (COPE). A Revista tem como objetivo publicar manuscritos originais de Enfermagem, do campo da saúde e outras áreas com interfaces nas ciências da Saúde e ciência de Enfermagem. Suas áreas de interesse são as Comunidades científicas das Ciências de Enfermagem, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais no campo da Saúde.

Acesse o Site

A Revista Nursing é uma referência no âmbito da formação e atualização profissional na área da enfermagem. A Nursing é um ótimo auxiliar de estudo para quem está a frequentar uma licenciatura ou a concluir um mestrado na área da saúde.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Epidemiologia (Rev. Bras. Epidemiol.) é uma publicação contínua, com volume único, editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO e tem por finalidade publicar artigos originais e inéditos, inclusive de revisão sobre um tema específico, que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento da Epidemiologia e ciências afins. Publica também artigos para as seções: Debate, destinada a discutir diferentes visões sobre um mesmo tema que poderá ser apresentado sob a forma de consenso/dissenso, artigo original seguido do comentário de outros autores, reprodução de mesas redondas e outras formas assemelhadas; Comunicações breves, relatos curtos dos resultados de pesquisa original; e Cartas ao Editor, comentários de leitores sobre trabalhos publicados na Revista Brasileira de Epidemiologia. A RBE está indexada nas bases: PubMed/MEDLINE, SciELO; SCOPUS, Embase, LatIndex e LILACS.

Acesse o Site

A Revista Eletrônica de Enfermagem (REE) é um periódico de acesso livre e gratuito, de fluxo contínuo publicado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (Brasil), apenas na versão eletrônica disponível no sítio da internet http://www.fen.ufg.br/revista/. Tem como missão a disseminar o conhecimento científico, revisto por pares, desenvolvido por pesquisadores e trabalhadores da área das Ciências da Saúde, com ênfase na Enfermagem brasileira e estrangeira. Os manuscritos escritos em Português, Inglês ou Espanhol e submetidos para análise devem ser originais, não ter sido previamente publicado ou apresentado em outros periódicos.

Acesse o Site

A criação da REME – Revista Mineira de Enfermagem – se deu por iniciativa dos docentes e coordenadores do Programa de Desenvolvimento da Enfermagem (PRODEN), sediado na Escola de Enfermagem (EE) da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, apoiado pela W. K. Kellogg Foundation. A iniciativa respondeu a uma das estratégias da Rede de Escolas de Enfermagem do estado de Minas Gerais, com os objetivos de viabilizar e incentivar o intercâmbio e a divulgação do conhecimento em Enfermagem. Também participaram da iniciativa as escolas de Enfermagem das instituições: Unimontes/Montes Claros, EFOA/Alfenas, UFMT/Uberaba, FAFEID/Diamantina, UFJF/Juiz de Fora, UNIVAS/Pouso Alegre, UNILESTE-ICMG/Coronel Fabriciano, FESP/Passos e a EEWB/Itajubá. O primeiro número da REME, v. 1, n. 1, foi publicado em dezembro de 1997, com periodicidade semestral. Em 2003, a publicação passou por um processo de reestruturação e a partir do v. 8, de 2004, adotou periodicidade trimestral, praticamente dobrando o número de artigos publicados por ano. A partir de 2013, v. 17, em consonância com as tendências das publicações eletrônicas, passou a ser uma publicação online, com acesso aberto, bilíngue (português e inglês), em site próprio e automatizando todas as atividades de gestão dos fluxos de submissão e produção editorial. Também nessa ocasião, com o rompimento dos contratos com as instituições partícipes, a REME tornou-se uma publicação exclusiva da ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, que assumiu a sua operacionalidade e responsabilidade editorial. A partir de 2016, v. 20, adotou a periodicidade continuada, em que os manuscritos são publicados tão logo sejam aprovados, promovendo celeridade no processo da comunicação científica. A partir de 2019, v. 23, em atendimento às demandas da “Open Science”, adotou as ações prioritárias definidas para o alinhamento com a ciência aberta para o período de 2019 a 2023: transparência e abertura da avaliação por pares; adoção do “Preprint” (aceite de manuscritos previamente depositados em repositórios de Preprint, com revisão por pares, aberta); utilização do registro ORCID para identificação dos autores; indicação das contribuições dos autores; preservação digital; marketing e redes sociais, entre outros.

Acesse o Site

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul edita e publica a Revista Gaúcha de Enfermagem para divulgar a produção científica da Enfermagem e áreas afins. Foi criada em 1976 e atualmente adota o formato de publicação contínua (rolling pass), passando a editar volume único, sem a edição de fascículos. Desde 2009 a RGE está classificada no estrato A2 Internacional do Qualis-Periódicos, conjunto de procedimentos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Acesse o Site

A Revista da Escola de Enfermagem da USP – REEUSP – é um periódico publicado em fluxo contínuo, revisado por pares, com o objetivo de publicar artigos empíricos inéditos que representem um avanço significativo para o exercício profissional ou para os fundamentos da Enfermagem. Desde seu primeiro número, em 1967, a Revista da Escola de Enfermagem da USP tem sido um dos principais meios de divulgação do conhecimento na área de Enfermagem no Brasil. É indexada em bases de dados nacionais e internacionais. Seu Conselho Editorial, que tem caráter consultivo, é constituído por pesquisadores em Enfermagem de nacionalidade e origem institucional diversificados, e é o principal responsável pela qualidade do conteúdo da revista.

Acesse o Site

A Revista Latino-Americana de Enfermagem é órgão oficial de divulgação científica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem e tem como missão publicar resultados de pesquisas científicas de enfermagem e de outras áreas de interesse para profissionais da área de saúde. Caracteriza-se como periódico nacional, de circulação internacional que teve sua primeira edição publicada em janeiro de 1993.  A versão impressa (ISSN 0104-1169) foi descontinuada em 2015. Adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass), com todos os artigos publicados nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. A revista é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC e indexada nas mais importantes bases indexadoras nacionais e internacionais.

Acesse o Site

A Rev Rene publica trabalhos que não estão sendo revisados ​​simultaneamente por outro periódico. Artigos que apresentarem semelhanças, mesmo que apenas em parte do texto, imagens ou tabelas, serão excluídos do processo de revisão em qualquer etapa. A veracidade das informações e citações fornecidas é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os conceitos, ideias e opiniões presentes nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências bibliográficas também são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial. Esclarecemos que o Rene Journal aceitará manuscritos de repositórios de pré-impressão (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo) para o processo de revisão por pares e apóia a ciência aberta com depósito de dados em bancos de dados nacionais (Dados Abertos). Tem como missão promover o desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos relevantes para todas as esferas da prática, educação e pesquisa em saúde e enfermagem.

Acesse o Site

A Revista de Enfermagem UFPE on line foi fundada em dezembro de 2006, sem fins lucrativos, está classificada no QUALIS/CAPES como B-2 (Enfermagem), é editada desde 2012 pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco. A REUOL a partir do v. 13, n. 06, y. 2019, adotou a modalidade de “publicação continuada” (rolling publishing), em consonância com a tendência crescente de periódicos exclusivamente online, que se caracteriza pela publicação em volumes anuais, sem a numeração de fascículos; por conseguinte, os artigos serão publicados conforme forem aprovados, revisados e traduzidos. A Reuol é um periódico trilingue, em português/inglês/espanhol, que publica os artigos na versão original (inglês, português ou espanhol) + o artigo (português ou espanhol) traduzido no idioma inglês. A REUOL tem a missão de promover a excelência da divulgação de pesquisas científicas, com alcance global, fornecendo informações que englobem a perspectiva holística em saúde e no cuidado. Os manuscritos têm como foco no cuidado, a promoção da saúde, a prevenção da doença e dos agravos à saúde e a educação do paciente/cliente/família/comunidade.

Acesse o Site

O Conselho Federal de Enfermagem lançou a Revista Enfermagem em Foco no dia 20 de maio de 2010, na inauguração do Museu da Enfermagem Anna Nery, em Salvador-Bahia. A missão da Revista Enfermagem em Foco é contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da profissão, em especial no que diz respeito aos objetivos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, de normatizar e fiscalizar o exercício profissional.  Tem como objetivos propiciar o consumo crítico da produção científica, disponibilizando aos profissionais de enfermagem e à comunidade científica, nacional e internacional, conhecimentos atualizados, fomentando o debate e o intercâmbio acerca da enfermagem como trabalho social, disciplina do conhecimento científico e profissão do cuidado humano

Acesse o Site

A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Tem como missão promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional.

Acesse o Site

RPCFO, é um revista científica, peer reviewed editada pelos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem – da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  Estas unidades de ensino são acolhidas pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. O objetivo da revista é divulgar conhecimento científico produzido no campo específico das ciências da enfermagem, com uma abordagem interdisciplinar englobando a educação, as ciências da vida e as ciências da saúde. Tem como missão, divulgar a Ciência da Enfermagem e da Saúde. Aceita manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol. É publicada somente na versão eletrônica por meio de fascículos em fluxo contínuo e números temáticos. A RPCFO tem como missão, divulgar a Ciência da Enfermagem e da Saúde. Aceita manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol. É publicada somente na versão eletrônica por meio de fascículos em fluxo contínuo e números temáticos.
Manuscritos redigidos em português ou espanhol, deverão ser traduzidos para o inglês em sua versão final, tendo em vista que a RPCFO publica seus artigos em inglês e português.
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RPCFO, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro(s) periódico(s).

Acesse o Site

OBJNOnline Brazilian Journal of Nursing tem como objetivo a divulgação e discussão da produção acadêmica e científica. Trata-se de reconhecer a necessidade de coexistência entre as diferentes vertentes de investigação no campo da enfermagem, alimentando o debate constante como forma de incentivo à produção científica. Ao mesmo tempo, visa estimular o diálogo com diferentes áreas do conhecimento, cujos temas se relacionem ao campo da saúde.

Acesse o Site

Periódicos de faculdades de programas de pós-graduação em enfermagem, Advances in Nursing Science (ANS) é intelectualmente desafiador, inovador e progressivo e apresenta artigos de uma ampla gama de tradições acadêmicas. A revista incentiva particularmente trabalhos que falam sobre a necessidade de sustentabilidade global e que adotam uma abordagem intersetorial, reconhecendo classe, cor, identidade sexual e de gênero e outras dimensões da experiência humana relacionadas à saúde. Os artigos da ANS são revisados por pares e escolhidos por suas perspectivas pioneiras e por sua importância em contribuir para a evolução da disciplina de enfermagem.

Acesse o Site

A Revista Enfermagem UERJ é uma publicação da Faculdade de Enfermagem da UERJ, criada em 1993. Publica trabalhos originais nos campos da Enfermagem, Saúde e áreas afins, tais como resultados de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura e discussão de temas atuais e relevantes para a saúde humana. Sua publicação, desde 2017, se dá em fluxo contínuo com um volume anual contendo pelo menos 100 artigos. Em consonância às recomendações relacionadas à Ciência Aberta (Open Science), a Revista enfermagem UERJ recebe para avaliação manuscritos previamente disponibilizados em repositórios preprint confiáveis e apoia a política de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais (Open Data).

Acesse o Site

BMC Nursing é um periódico de acesso aberto e revisado por pares que considera artigos sobre todos os aspectos da pesquisa, treinamento, educação e prática de enfermagem. Todos os artigos publicados pela BMC Nursing são disponibilizados de forma gratuita e permanente online imediatamente após a publicação, sem taxas de assinatura ou barreiras de registro. Como autor de artigos publicados na BMC Nursing, você é o detentor dos direitos autorais de seu artigo e concedeu a qualquer terceiro, antecipadamente e em perpetuidade, o direito de usar, reproduzir ou divulgar seu artigo, de acordo com o contrato de licença do BMC.

Acesse o Site

O Journal of Clinical Nursing (JCN) é um periódico científico internacional, com revisão por pares, que busca promover o desenvolvimento e a troca de conhecimentos diretamente relevantes para todas as esferas da prática de enfermagem. O objetivo principal é promover um alto padrão de bolsa de estudos clinicamente relacionada que avance e apoie a prática e disciplina da enfermagem. A Revista também visa promover o intercâmbio internacional de ideias e experiências provenientes das diferentes culturas nas quais a prática ocorre. Além disso, o JCN busca enriquecer o insight sobre a necessidade clínica e as implicações para a intervenção de enfermagem e modelos de prestação de serviços. A ênfase é colocada na promoção do debate crítico sobre a arte e a ciência da prática de enfermagem. JCN é uma leitura essencial para qualquer pessoa envolvida na prática de enfermagem, sejam clínicos, pesquisadores, educadores, gerentes, formuladores de políticas ou estudantes. O desenvolvimento da prática clínica e as mudanças nos padrões de trabalho interprofissional também são centrais para o escopo de interesse do JCN. As contribuições são bem-vindas de outros profissionais de saúde em questões que têm um impacto direto na prática de enfermagem. Publicamos artigos de alta qualidade de todo o espectro metodológico que fazem uma contribuição nova e importante para o campo da enfermagem clínica (independentemente de onde o cuidado é prestado) e que demonstram aplicação clínica e relevância internacional.

Acesse o Site

Cadernos de Saúde Pública (CSP) é uma revista mensal, publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Acesse o Site

Acta Paulista de enfermagem é uma publicação eletrônica técnico-científica da Escola Paulista de Enfermagem – EPE da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Sua missão é divulgar o conhecimento científico gerado no rigor da metodologia da pesquisa e da ética. Seu objetivo é publicar resultados de pesquisas originais para o avanço das práticas de enfermagem clínica, cirúrgica, gerencial, ensino, pesquisa e tecnologia da informação e comunicação.

Acesse o Site

Editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco, a Revista Ciência & Saúde Coletiva – criada ao final de 1996 – é um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias e de controvérsias sobre a área. Desde sua origem, Ciência & Saúde Coletiva cumpre fielmente requisitos de periodicidade e de normalização para publicação científica seguindo as regras da Convenção de Vancouver que são habitualmente utilizadas pelas áreas de medicina e saúde pública. A partir de 2011, ela passa a ser mensal, publicando 12 números anuais. O periódico recebe diversas colaborações de pesquisadores de países de língua inglesa, francesa e espanhola. Desde 2014, o periódico publica a versão impressa em português e a versão online, na base de dados Scielo, em português e inglês. Atualmente Ciência & Saúde Coletiva está classificada com a categoria A3 no Qualis/Capes e existe um empenho muito grande da diretoria da Abrasco, do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação e dos Editores para que ela alcance a classificação A1.

Acesse o Site

Periódicos de faculdades de programas de pós-graduação em enfermagem, Advances in Nursing Science (ANS) é intelectualmente desafiador, inovador e progressivo e apresenta artigos de uma ampla gama de tradições acadêmicas. A revista incentiva particularmente trabalhos que falam sobre a necessidade de sustentabilidade global e que adotam uma abordagem intersetorial, reconhecendo classe, cor, identidade sexual e de gênero e outras dimensões da experiência humana relacionadas à saúde. Os artigos da ANS são revisados por pares e escolhidos por suas perspectivas pioneiras e por sua importância em contribuir para a evolução da disciplina de enfermagem.

Acesse o Site

FISIOTERAPIA

A revista Fisioterapia Brasil é uma publicação com periodicidade bimestral e está aberta para a publicação e divulgação de artigos cientí­ficos das várias áreas relacionadas à Fisioterapia. Os artigos aceitos por Fisioterapia Brasil são publicados na versão eletrônica da revista (convergenceseditorial.com.br). Ao autorizar a publicação de seus artigos na revista, os autores concordam com estas condições. Fisioterapia Brasil é indexada nas bases de dados seguintes: Lilacs, Ebsco, Google Acadêmico, Periódicos da Capes. Segundo o Conselho Nacional de Saúde, resolução 196/96, para estudos em seres humanos, é obrigatório o envio da carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, independente do desenho de estudo adotado (observacionais, experimentais ou relatos de caso). Deve-se incluir o número do Parecer da aprovação da mesma pela Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital ou Universidade, a qual seja devidamente registrada no Conselho Nacional de Saúde.

Acesse o Site

Criada em 1989 e disponível online desde 2013, a revista Fisioterapia em Movimento adota a modalidade de publicação contínua em 2018, publicando artigos em um único volume anual. A revista utiliza revisão por pares e aceita artigos originais e revisões sistemáticas resultantes de estudos desenvolvidos nas áreas relacionadas à fisioterapia e saúde humana. Os estudos devem ser originais e não devem ter sido publicados em outro lugar na literatura revisada por pares. Manuscritos que tenham sido depositados em repositório não comercial de pré-publicação (arXiv, bioRxiv, entre outros) ou repositório institucional são aceitos desde que informados no Formulário de Conformidade de Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar no momento de submissão.

Acesse o Site

Missão: Divulgar estudos e resultados de pesquisas nas áreas de Fisioterapia e/ou Saúde Funcional dando visibilidade às temáticas relevantes a este campo de conhecimento através desta publicação digital, o incentivo à produção e divulgação do saber desta área em nosso meio. Público: Aberta aos profissionais de nível superior, professores, pesquisadores e estudantes ligados às áreas de Ciências da Saúde e Saúde Funcional. Este periódico está indexado na base Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org), Periódicos – CAPES, Sistema de Información sobre las revistas de investigación científica, técnico-profesionales y de divulgación científica y cultural que se editan en los países de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), Directory of Open Access Journals (DOAJ) e Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT).

Acesse o Site

Acesse o Site

Sua missão é ajudar a desenvolver e divulgar pesquisas teóricas e empíricas em ciências do esporte, movimento humano, desenvolvimento humano e saúde. A Revista Motricidade publica artigos originais de pesquisa e revisão relevantes, metodologicamente sólidos, teoricamente fundamentados e que potencialmente contribuirão para as áreas científicas das ciências do esporte, do movimento humano, do desenvolvimento humano e da promoção da saúde no debate internacional sobre esses temas. A Revista Motricidade possui uma Licença Creative Commons que permite sua utilização desde que tal uso não implique fins comerciais, e que as referências utilizadas sejam devidamente citadas

Acesse o Site

A aceitação de manuscritos deverá ser permeada pela originalidade, relevância e contribuição científica para o conhecimento da Fisioterapia. Deverão ser submetido apenas os trabalhos que não tenham sido publicados e que não estejam sob avaliação para publicação em outro periódico. Os trabalhos submetidos à revista são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Caso o artigo seja aprovado para publicação, fica sob a responsabilidade dos autores a revisão de línguas (obrigatória) e a tradução do artigo para a língua inglesa (opcional). O texto de manuscrito de pesquisa original deve seguir a estrutura conhecida como IMRD: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão (Estrutura do texto). Como forma de avaliação da ocorrência de plágio, todos os manuscritos a serem recebidos devem ser submetidos a um programa de detecção de similaridades entre textos antes do envio.

Acesse o Site

PTJ: Physical Therapy & Rehabilitation Journal (PTJ) envolve e inspira leitores internacionais em tópicos relacionados à fisioterapia e reabilitação. Como principal jornal internacional de pesquisa em fisioterapia e campos relacionados, PTJ publica conteúdo inovador e altamente relevante para médicos e cientistas e usa uma variedade de abordagens interativas para comunicar esse conteúdo, com o propósito expresso de melhorar o atendimento ao paciente.

 

Estabelecido em 1921 como Fisioterapia foi rebatizado como PTJ: Physical Therapy & Rehabilitation Journal em 2021. É o jornal científico oficial da American Physical Therapy Association (APTA).

Acesse o Site

Acesse o Site

Lançada em 1987 a RBCM nasceu de uma parceria entre o CELAFISCS e a então Faculdade de Educação e Cultura do ABC (FEC). Em sintonia com os novos paradigmas da área, que além das fases anteriores do esporte e do “fitness”, alcançava a era da atividade física, vindo daí o nome mais amplo: Movimento. Com essa energia, já no seu segundo volume recebeu reconhecimento oficial e foi indexada no Index Medicus Latino-Americano e o ISSN 0103-1716. Durante sete anos consecutivos foi um importante espaço para divulgação e reflexão da área; com penetração crescente junto à docentes pesquisadores, técnicos e estudantes. Problemas institucionais interromperam a série histórica. Mas o ano de 1999 foi decididamente importante não só pela celebração do Jubileu de Prata do CELAFISCS e pela assinatura do documento oficial que fixava a parceria entre o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e a Universidade Católica de Brasília para trazer de volta a comunidade científica a Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Esse “Termo de Compromisso” é parte integrante do Convênio de Cooperação Técnica, Intercâmbio Didático e Cultural assinado pelas duas instituições. A Revista Brasileira de Ciência e Movimento é hoje um órgão de divulgação científica oficial do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS e da Universidade Católica de Brasília – UCB. Atualmente a RBCM é publicada trimestralmente em formato bilingue (português e inglês), com resumos também em espanhol. A RBCM é indexada nas seguintes bases de periódicos científicos: SIBRADID, LILACS. Missão: A missão da RBCM é disseminar a produção científica nas áreas da atividade física, do exercício e do esporte, através da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado no âmbito das Ciências da Saúde.

Acesse o Site

Revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME) é Órgão Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e representa o principal veículo de divulgação da produção científica nas áreas da Medicina do Esporte e das Ciências do Exercício em nosso país. A missão da RBME é disseminar a produção científica nas áreas de Ciências do Exercício e do Esporte, através da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado em Atividade Física, Exercício e Esporte no âmbito das Ciências Biológicas e da Medicina.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Psicologia do Esporte (RBPE) já existe há mais de oito anos e estava na base da PEPSIC – USP. É uma revista da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp) que tem por objetivo ser um espaço de reflexão, de crítica, de debate e de divulgação do que se faz na Psicologia do Esporte na atualidade, publicando artigos originais nessa área. É a única revista especifica de Psicologia do Esporte do Brasil. A Revista visa a publicação de conhecimento científico na grande área de Psicologia do Esporte, abrangendo todas as áreas profissionais e educacionais relacionadas com o conhecimento, com estímulo à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física – RBRAF é uma publicação dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Faculdade Estácio de Vitória/ES, indexada e classificada no Qualis/Capes como B5. A RBRAF, concretizada em 2012 em versão eletrônica, possui periodicidade semestral e nasceu a partir da necessidade de se constituir um espaço em que os alunos de graduação, mestres e doutores, desta e de outras instituições de Ensino Superior, possam publicar seus resultados de pesquisas na área da saúde e atividade física. A Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física recebe artigos originais, artigos de revisão e resumos de trabalhos relacionados à Educação Física, Fisioterapia e outras áreas da Saúde. Como veículo de registro e divulgação científica, tem por objetivos: a) publicar trabalhos inéditos de natureza experimental sobre temas pertinente à Educação Física, Fisioterapia e áreas afins; b) fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres; d) proporcionar aos alunos, professores, pesquisadores e demais profissionais da área da saúde um espaço para debate de ideias e divulgação de pesquisas de interesse da comunidade acadêmica; e) Realizar, numa visão multidisciplinar, a aproximação de temas afins a Educação Física e Fisioterapia, permitindo uma maior compreensão dos fenômenos das ciências da saúde.

Acesse o Site

Tem como objetivo publicar pesquisas relevantes com foco na melhoria do atendimento a pacientes críticos com base na discussão, distribuição e promoção de informações baseadas em evidências para profissionais de saúde envolvidos em medicina intensiva. São publicados artigos incluindo relatórios de pesquisas, revisões, comentários, relatos de casos e cartas ao Editor, envolvendo todas as áreas do conhecimento relacionadas à terapia intensiva do paciente crítico. Tem como missão melhorar o atendimento ao paciente crítico por meio da discussão, distribuição e promoção de informações baseadas em evidências relevantes para os profissionais de saúde envolvidos na medicina intensiva.

Acesse o Site

A Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) baseia-se na Promoção da Saúde, contemplando políticas públicas, ambientes saudáveis, capacitação comunitária, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde. Tem como missão fomentar o desenvolvimento da Promoção da Saúde/Saúde Coletiva por meio da publicação científica advinda de ações e pesquisas de relevância e correlação com estas áreas. Publica artigos com abordagens quantitativa e qualitativa, pesquisas de natureza descritiva, analítica, estudos clínicos, epidemiológicos e ambientais, que tenham como objetivo final a divulgação do conhecimento científico e seu impacto para a Promoção da Saúde e Saúde Pública/Coletiva. A RBPS segue as práticas internacionais de publicação científica, acelerando a comunicação e os resultados de pesquisas. Ressalta-se que a RBPS é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Acesse o Site

A revista Saúde Integrada é uma publicação semestral que visa divulgar a produção científica na área de Ciências da Saúde. A revista é editada e publicada pelos cursos de Graduação em Biomedicina, Fisioterapia e Odontologia do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA). Sua proposta é veicular artigos originais de pesquisa, revisões, notas científicas e relatos de casos clínicos na área de Ciências da Saúde. Criada no ano de 2008, a revista pretende se constituir em um importante espaço de divulgação de pesquisas de autores, vinculados ou não ao Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), que possam realizar contribuições substanciais, originais e de interesse geral para a área de Ciências da Saúde.

Acesse o Site

A European Review of Aging and Physical Activity (EURAPA) divulga pesquisas sobre os aspectos biomédicos e comportamentais da atividade física e do envelhecimento. As principais questões abordadas pela EURAPA são o impacto da atividade física ou do exercício no funcionamento cognitivo, físico e psicossocial dos idosos, os padrões de atividade física na idade avançada e a relação entre a atividade física e a saúde

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde, de acesso aberto (open access) e fluxo contínuo, de caráter multidisciplinar, com fins de disseminação de conteúdo científico de caráter teórico, empírico e educacional que contribui para o avanço da área de atividade física e saúde. A RBAFS aceita manuscritos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

Acesse o Site

LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL

CARACOL é uma publicação semestral da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano Americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem por objetivo publicar colaborações inéditas em espanhol ou português, resenhas e eventualmente textos raros que sejam de interesse para o debate acadêmico dentro das quatro disciplinas da Área: Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana, Língua Espanhola e Tradução. Propõe-se a estabelecer vínculos com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, buscando também a divulgação do trabalho acadêmico para um público mais amplo. A publicação conta com o respaldo de um Conselho Editorial integrado por autoridades de reconhecimento acadêmico internacional. Conta ademais com o apoio financeiro do Programa de Pós-Graduação da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana e foi publicada em duplo formato, impresso e digital, até o número 7. A partir deste passou a ser exclusivamente digital.

Acesse o Site

Alea: Estudos Neolatinos – Revista quadrimestral organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que compreende as seguintes áreas de concentração: Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas; Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa; Língua e Literatura Italiana. A publicação visa à divulgação de trabalhos de pesquisa originais provenientes das diversas áreas de produção de conhecimento relacionadas com a área de letras e que se articulem com as línguas e as literaturas neolatinas. Os trabalhos deverão ser inéditos e vir acompanhados de resumos (de até 150 palavras) em português, em inglês e numa terceira língua (espanhol, francês ou italiano) e de três a cinco palavras-chave nas três línguas em que forem feitos os resumos. O título do trabalho deve vir também em inglês.

Acesse o Site

A revista Aletria aceita para publicação artigos inéditos sobre estudos literários e culturais e resenhas críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária.

Acesse o Site

Afluente – Revista de Letras e Linguística, em formato eletrônico, foi criada em 2015 pela Coordenação de Letras, da Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas nacionais e internacionais sobre Linguística, Teoria Literária, Estudos Comparados, Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Língua Portuguesa e, por fim, Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, publica dois números por ano, constituídos sobretudo de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas nacionais e/ou internacionais. O periódico recebe trabalhos inéditos (artigos, resenhas e ensaios) em suas duas seções, Estudos Linguísticos e Estudos Literários. A Afluente recebe trabalhos apenas de professores doutores. Mestres, mestrandos e doutorandos podem submeter textos desde que em coautoria com um professor doutor. As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à Afluente são de responsabilidade de seus autores.

Acesse o Site

O objetivo da Revista é servir como órgão de comunicação de questões humanísticas, amparado em três grandes áreas temáticas: Literatura, Linguística e Filosofia, margem de atuação que vem crescendo junto com sua consolidação na comunidade científica, abrindo espaço para colaborações em artes, estudos culturais, teoria crítica ou disciplinas que sem pertencerem exclusivamente a nenhuma dessas áreas do conhecimento constituem pontos de encontro para elas. Essas linhas são atualizadas na medida em que a divisão do conhecimento da universidade (Organização das Nações Unidas) o faz, e desde que atendidos os critérios de qualidade estabelecidos pelo Conselho Editorial. As contribuições acadêmicas podem ser circunscritas em qualquer um dos seguintes subgêneros textuais: Artigo; Observação; Análise; Documento.

Acesse o Site

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras é um periódico acadêmico, revisado por pares, editado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Linguística, Literatura e Artes, do campus universitário da cidade de Alagoinhas. O periódico recebe artigos originais e inéditos escritos em Língua Portuguesa, Inglesa ou Francesa, com temática voltada aos estudos linguísticos, literários e pedagógicos, inscritos na área de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas; Estudos da Tradução; e Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras. Os textos submetidos devem ter a autoria de professores/pesquisadores com titulação de mestre ou doutores vinculados a Instituições de Ensino Superior; estudantes de graduação sob orientação e supervisão docente; mestrandos e doutorandos vinculados a Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Além deste público, aceita-se textos submetidos por docentes vinculados à Rede de Educação Básica Brasileira, com titulação de Especialista, Mestre ou Doutor.

Acesse o Site

CATEDRAL TOMADA é um periódico semestral que publica duas vezes por ano em julho e dezembro um periódico acadêmico online publicado pela University Library System da University of Pittsburgh. Publicam artigos e resenhas e resenhas de livros em inglês, espanhol e português sobre literatura, estudos culturais, artes, performances e outras práticas culturais com o objetivo de contribuir para os debates atuais e divulgar novas pesquisas relevantes para o estudo da América Latina em seu histórico. e contextos sociais. Proporciona acesso aberto imediato ao seu conteúdo, partindo do princípio de que disponibilizar gratuitamente ao público a investigação permite um maior intercâmbio global de conhecimentos.

Acesse o Site

O objetivo principal da revista é publicar resultados de pesquisas no campo dos Estudos da Tradução no Brasil e no exterior e acompanhar o debate na área, cuja interdisciplinaridade lhe é inerente. Publica regularmente artigos de alta qualidade, com efetiva contribuição científico-acadêmica para a área. Além disso, os critérios adotados para a seleção dos trabalhos são: ineditismo, originalidade, clareza, relevância para a área.

Acesse o Site

A Cadernos de Literatura em Tradução é uma co-edição do Departamento de Letras Modernas e do CITRAT – Centro Interdepartamental de Tradução -, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O objetivo principal dos Cadernos é publicar literatura em tradução de e para o português, especialmente poesia e ficção curta, acompanhada de comentários. Também publica artigos sobre a tradução literária, entrevistas e resenhas de traduções publicadas.

Acesse o Site

Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários é a revista científica de acesso livre do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, cujo objetivo é divulgar as investigações linguísticas e literárias inéditas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros. A revista compõe-se  – em todos os três números de seu volume anual – por dois dossiês ligados ao estudos linguísticos e literários.

Acesse o Site

A Revista e-scrita, é uma publicação científica periódica semestral vinculada ao curso de Letras da UNIABEU, que tem por objetivo divulgar resultados de investigações desenvolvidas por especialistas nas áreas: a) Estudos Linguísticos, b) Estudos Literários, c) Estudos Culturais. No âmbito dos Estudos Literários, as edições contemplam: teoria e crítica literária; literatura comparada e as literaturas produzidas em países de língua portuguesa, inglesa, espanhola e italiana, em diálogo com outros campos do saber ou com outras expressões midiáticas. No âmbito dos Estudos Linguísticos, as edições contemplam os estudos linguísticos em seu contexto social, a partir dos estudos de descrição dos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem. No âmbito dos Estudos Culturais, as edições contemplam as formas de produção ou criação de significados e de difusão dos mesmos nas sociedades atuais; focalizando temas como questões de gênero, etnia e o efeito dos processos migratórios. Serão também publicados textos da área de metodologia de ensino desde que vinculados a uma das três áreas acima. A publicação abrange, além de um dossiê temático, outros trabalhos inéditos sob a forma de ensaios e artigos, reunidos na seção “Vária”, assim como entrevistas e resenhas de livros de interesse às áreas mencionadas. A revista e-scrita integra a Latinoamericana. Asociación de revistas académicas en Humanidades y Ciencias Sociales.

Acesse o Site

Entrepalavras, revista vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, é um periódico acadêmico-científico dedicado a divulgar trabalhos originais e inéditos de interesse da Linguística, de caráter teórico ou aplicado, produzidos por graduandos, graduados e pós-graduados de universidades nacionais ou estrangeiras.

Acesse o Site

A revista Diálogos Pertinentes é de acesso aberto e está indexada em diferentes bases eletrônicas. Publica artigos originais e inéditos, de perspectiva teórica e/ou analítica, também artigos de revisão bibliográfica. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores. Aceita submissão de pesquisadores em formação (mestrando e doutorando) quando estiver em coautoria de um professor doutor. Trabalhos em coautoria serão permitidos com no máximo três autores. Apenas serão publicados os trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis, emitidos por membros do Conselho Editorial ou do Corpo de Avaliadores do periódico. Não será publicado trabalho de um mesmo autor (ou de um grupo de autores) em intervalo inferior a 12 meses.

Acesse o Site

A Revista Letras & Letras é editada em volumes anuais compostos por dois números, publicados em separado a cada semestre e disponibilizados apenas pela Internet. Ambos os números são temáticos e propostos pelas linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação do ILEEL. Ambos são organizados e editados sob a responsabilidade do Diretor e do Conselho Editorial, com o acompanhamento acadêmico do(s) proponente(s) do tema. Ambos são compostos por trabalhos (e.g., traduções comentadas, artigos, resenhas, entrevistas) que abordem um mesmo assunto nas áreas de Letras, Linguística, Literatura e Tradução. As propostas de temas contêm ementas disponibilizadas na página da revisa. Todos os trabalhos submetidos para publicação devem ser inéditos e encaminhados para apreciação de pareceristas internos e externos. Cada número é composto por um mínimo de 06 (seis) trabalhos científicos. São aceitos trabalhos em língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola. Trabalhos bilíngues em quaisquer dessas línguas também são aceitos.

Acesse o Site

Letras e Ideias é uma revista eletrônica de acesso livre da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e ao Programa de Pós-Graduação de Letras (PPGL). Publica trabalhos inéditos na área de Letras, especialmente nas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação. Seu objetivo é possibilitar a divulgação de colaborações inéditas de textos científicos nas áreas de Linguagem, Literaturas e Artes que se vinculem às seguintes linhas de pesquisa do PPGL: Estudos Culturais e de Gênero; Leituras Literárias; Poéticas da Subjetividade; Tradição de Modernidade; Estudos Clássicos; Estudos Medievais; Tradução e Cultura; Estudos Semióticos.

Acesse o Site

Linguagem em (Dis)curso – LemD – é um revista quadrimestral, aberta a colaboradores brasileiros e estrangeiros, destinada a estudos textuais e discursivos. Os trabalhos publicados em Linguagem em (Dis)curso, portanto, estão circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos. Artigos provenientes de outras áreas somente serão avaliados quando, de alguma forma, estiverem dialogando com a temática aqui proposta. A LemD recebe textos em fluxo contínuo.

Acesse o Site

Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) dedicado à divulgação de textos inéditos resultantes da reflexão sobre língua e literatura, nas suas várias modalidades, quer provenientes da investigação científica, quer derivados da criação literária. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura surgiu, em 1999, como espaço aberto para divulgação de textos inéditos resultantes da reflexão sobre língua e literatura, nas suas várias modalidades, provenientes da investigação científica. A Revista, de periodicidade quadrimestral, é indexada por vários diretórios nacionais e internacionais, e obteve conceito B1 no programa Qualis, mantido pela Capes, de avaliação de periódicos científicos. O periódico está organizado em duas seções permanentes, “Literatura” e “Língua e Linguística”, e outras duas, “Outras Letras” e “Resenha”, que são apresentadas em números alternados. Com tal organização, a Revista abre espaço para os segmentos em que se dividiu a área de pesquisa e produção em Letras.

Acesse o Site

O LA Reference dá visibilidade à produção científica das instituições de ensino superior e pesquisa da América Latina, promove o Acesso Livre e Aberto ao texto completo, com ênfase especial nos resultados financiados com recursos públicos.

Acesse o Site

A Revista Entrecaminos tem interesse por trabalhos em todas as áreas das literaturas hispano-americana e espanhola, língua espanhola e estudos culturais relacionados ao hispanismo. Nesse sentido, só serão aceitos artigos relacionados a essas grandes áreas mencionadas anteriormente. Serão aceitos trabalhos em coautoria, desde que o autor principal seja discente.

Acesse o Site

A La Junta – Revista de Graduação em Espanhol é organizada pelas/os alunas/os de graduação e pós-graduação da área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Esta publicação tem por objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelas/os alunas/os de graduação, sobretudo, vinculados a projetos de Iniciação Científica (IC) e de Trabalhos de Graduação Individual (TGI) dedicados ao estudo da língua, cultura e literaturas hispânicas. A ideia do título faz ressoar o principal objetivo desta publicação: um grupo reunido para construir conjuntamente um espaço de debate crítico e de criação coletiva, tendo em vista a divulgação dos estudos das ciências humanas, com ênfase nos estudos linguísticos e literários e seus diálogos interdisciplinares.

Acesse o Site

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, criada em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, certificado pela PUC-SP, tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso, com destaque para os estudos dialógicos. Em formato eletrônico, reúne trimestralmente artigos originais e resenhas. Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso iniciou, em 2020, o seu processo de adesão a Ciência Aberta. A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Este é o único periódico que contempla os estudos bakhtinianos no Brasil e no estrangeiro, de forma específica e em seu diálogo com outras áreas do conhecimento. Os artigos podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol, italiano, russo, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no site do periódico.

Acesse o Site

A Revista de Letras tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação. Como um fórum de discussão sobre a literatura, a Revista de Letras não privilegia qualquer abordagem crítica ou teoria em específico, encorajando a diversidade de abordagens e enfoques teórico-metodológicos no trato com a literatura. O escopo da Revista de Letras é a literatura, considerada em si mesma ou em relação com outras áreas da cultura, como cinema, artes plásticas, música, arquitetura e mídia. Também serão aceitos artigos que tratem de quaisquer desses objetos culturais em si, desde que haja alguma pertinência aos estudos literários. As abordagens a estes objetos culturais deverão manter uma interface com a metodologia dos estudos literários, para que estes artigos possam ser analisados pelo corpo editorial a partir da perspectiva da literatura comparada.

Acesse o Site

Letras é um periódico científico que tem como missão reunir e divulgar artigos resultantes de pesquisa científica original de caráter significativo para as áreas dos Estudos Linguísticos e Literários. A publicação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e volta-se a pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação. Considerando as especificidades das linhas de pesquisa que integram o PPGLetras e a periodicidade semestral que é mantida desde 1991, a cada ano é publicado, ordinariamente, um número temático dedicado aos Estudos Linguísticos e outro dedicado aos Estudos Literários. Além disso, há a possiblidade de organização de números especiais, de forma extraordinária. Cada publicação fica sob a responsabilidade de dois ou três pesquisadores que assumem a função de organizadores, sendo um vinculado ao PPGLetras e o(s) outro(s) externo(s) à UFSM, preferencialmente participante(s) de programa credenciado pela CAPES e classificado com, no mínimo, conceito 4. Os textos submetidos ao periódico serão, preferencialmente, de pesquisadores doutores ou com reconhecimento na área, podendo ter coautoria com pós-graduandos e graduandos e escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Os originais apresentados não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico.

Acesse o Site

A revista Letras de Hoje, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, surgiu no ano de 1967. Na origem desse projeto coletivo, estão as figuras do Ir. Elvo Clemente, Plínio Cabral e Leonor Scliar Cabral. Durante algum tempo, a Revista contou com o patrocínio de nomes representativos da sociedade gaúcha, como Paulo Vellinho e José Octávio Bertaso (Livraria do Globo), entre outros, tendo também alguns números financiados pelo CNPq. Passou a ser editada pela EDIPUCRS e, na gestão do Irmão Joaquim Clotet, Letras de Hoje atingiu um número cada vez maior de leitores ao ser disponibilizada, também, em versão eletrônica. A revista Letras de Hoje é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.

Acesse o Site

A revista Letras de Hoje, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, surgiu no ano de 1967. Na origem desse projeto coletivo, estão as figuras do Ir. Elvo Clemente, Plínio Cabral e Leonor Scliar Cabral. Durante algum tempo, a Revista contou com o patrocínio de nomes representativos da sociedade gaúcha, como Paulo Vellinho e José Octávio Bertaso (Livraria do Globo), entre outros, tendo também alguns números financiados pelo CNPq. Passou a ser editada pela EDIPUCRS e, na gestão do Irmão Joaquim Clotet, Letras de Hoje atingiu um número cada vez maior de leitores ao ser disponibilizada, também, em versão eletrônica. A revista Letras de Hoje é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.

Acesse o Site

Acesse o Site
Acesse o Site
Acesse o Site

LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS

A Revista da Abralin é uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Linguística, que tem como objetivo publicar textos originais e inéditos (artigos, resenhas, retrospectivas, debates, questões e problemas) em todas as áreas da Linguística, contribuindo para a difusão, fortalecimento e internacionalização da pesquisa linguística no Brasil. A partir de 2019, serão publicados quatro volumes por ano: dois volumes atemáticos, em fluxo contínuo, e dois volumes destinados a dossiês temáticos, selecionados por meio de chamada pública. O título abreviado do periódico é RABRALIN, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Literatura Comparada tem como missão publicar artigos, resenhas, entrevistas, depoimentos e outros documentos que enfoquem a Literatura Comparada, em português, galego, inglês, francês, alemão e espanhol, tanto a partir de uma perspectiva nacional quanto de quadros de referência para além do nacional que discutam os laços cosmopolitas de diversas tradições literárias.

Acesse o Site

Publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.

Acesse o Site

A Revista EntreLínguas possui periodicidade semestral, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas e relatos de experiências inéditos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM. Os textos são aceitos em português, espanhol ou em inglês. Publicar artigos, relatos de experiências, resenhas críticas e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais, com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM, em todos os níveis de educação, bem como: Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas (LEM); Formação de Professores para o Ensino de Línguas – inicial e continuada -, currículo nacional e internacional; Processos de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas; Estudos e perspectivas do contato linguístico na sala de aula docente; Tecnologias de Informação e Comunicação para o  ensino de línguas (LEM); O ensino da língua em sociedades bilíngues; Os aspectos morfosintáticos e léxicos (LEM); Concepções teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: contextos e perspectivas.

Acesse o Site

Alfa: Revista de Linguística, publicação contínua financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Não serão aceitos, trabalhos produzidos por pesquisadores que não tenham o título de doutor. No caso de trabalhos em co-autoria, mesmo que haja autor(es) que esteja(m) cursando o doutorado, um dos autores, necessariamente, deve já possuir o título de doutor.  A revista edita artigos, resenhas e entrevistas vinculados a todas as linhas de pesquisa dos Estudos Linguísticos.

Acesse o Site

Revista de Linguística e Linguística Aplicada é publicada desde 1985 na PUC-SP sem interrupção. Publica quatro volumes anuais, dos quais dois são volumes para os quais recebe contribuições da comunidade acadêmica nacional e internacional, e outros dois são volumes temáticos. Consta do Portal Scielo, a convite, desde sua fundação em 2001. Colaboradores de todos os países estão convidados a submeter seus trabalhos, os quais serão avaliados anonimamente por dois membros do Conselho Editorial assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Publica estudos especializados de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área referente ao fenômeno linguístico, desde que se trate de contribuição inédita.

Acesse o Site

A revista Línguas e Instrumentos Linguísticos tem como objetivo publicar textos que reflitam sobre a linguagem, sobre o funcionamento linguístico em geral, sobre as tecnologias da linguagem e sobre a história das ideias, dos conceitos e métodos dos estudos sobre a linguagem. Na realização deste objetivo este periódico tem, com continuidade e regularidade, publicado artigos das diversas áreas das ciências da linguagem e de autores das mais diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada, sem fins lucrativos, é uma publicação trimestral com revisão por pares com a missão de incentivar a pesquisa na área de Linguística Aplicada. Fundada em 2001, a revista recebe artigos que abordam os diversos fenômenos complexos de problemas da vida real relacionados à linguagem, relativos ao uso da língua em diferentes contextos ou ao aprendizado de línguas. A revista também publica resenhas e entrevistas e dois números por ano enfocando um tema específico da área. A revista é patrocinada pelo Programa de Estudos Linguísticos da UFMG (POSLIN) e pela agência de pesquisa.

Acesse o Site

A Revista da ANPOLL, criada em 1994, é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística que publica textos originais de literatura, linguística e tradução produzidos por pesquisadores, professores universitários e estudiosos das áreas de Letras e Linguística.

Acesse o Site

Revista de Estudos da Linguagem  é uma revista trimestral peer-reviewed, patrocinado pela  Faculdade de Letras  e do  Programa de Pós-Graduação em linguistas  na  Universidade Federal de Minas Gerais  (Brasil) desde 1992. Sua missão é promover a investigação científica no campo da Teórica Linguística e Análise Linguística, proporcionando, assim, um espaço para a publicação de pesquisas de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, fomentando o debate e o progresso na área. A revista aceita submissões eletrônicas em uma base contínua para seus números regulares. As questões temáticas têm prazos de envio específicos anunciados publicamente. Este é um periódico de acesso aberto e não há taxas de submissão ou processamento.

Acesse o Site

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, criada em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, certificado pela PUC-SP, tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso, com destaque para os estudos dialógicos. Em formato eletrônico, reúne trimestralmente artigos originais e resenhas. Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso iniciou, em 2020, o seu processo de adesão a Ciência Aberta. A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Este é o único periódico que contempla os estudos bakhtinianos no Brasil e no estrangeiro, de forma específica e em seu diálogo com outras áreas do conhecimento. Os artigos podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol, italiano, russo, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no site  do periódico.

Acesse o Site

A Revista Ilha do Desterro publica, desde 1979, artigos e resenhas inéditos nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais. Ilha do Desterro é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras: Inglês e Literatura Correspondente da UFSC, com publicação quadrimestral. Sua maior missão é circular os resultados de pesquisas acadêmicas nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais.

Acesse o Site

A revista Letras de Hoje, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, surgiu no ano de 1967. Na origem desse projeto coletivo, estão as figuras do Ir. Elvo Clemente, Plínio Cabral e Leonor Scliar Cabral. Durante algum tempo, a Revista contou com o patrocínio de nomes representativos da sociedade gaúcha, como Paulo Vellinho e José Octávio Bertaso (Livraria do Globo), entre outros, tendo também alguns números financiados pelo CNPq. Passou a ser editada pela EDIPUCRS e, na gestão do Irmão Joaquim Clotet, Letras de Hoje atingiu um número cada vez maior de leitores ao ser disponibilizada, também, em versão eletrônica. A revista Letras de Hoje é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.

Acesse o Site

Linguagem em (Dis)curso – LemD – é uma revista quadrimestral, aberta a colaboradores brasileiros e estrangeiros, destinada a estudos textuais e discursivos. Os trabalhos publicados em Linguagem em (Dis)curso, portanto, estão circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos. Artigos provenientes de outras áreas somente serão avaliados quando, de alguma forma, estiverem dialogando com a temática proposta.

Acesse o Site

A revista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970. Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, este Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar um espaço de expressão. A revista propôs-se a veicular não apenas a produção teórica de seu corpo docente, mas também as mais diversas manifestações de reflexão sobre a cultura, sem distinguir correntes ideológicas, linhas filosóficas ou áreas do saber. Assim se pretendia garantir o pluralismo e a liberdade, numa época de obscurantismo.

Acesse o Site

Linguagem & Ensino é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, classificada no sistema Qualis, a partir de 2016, como A1. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, partindo de pesquisas originais, na área da linguagem, texto e imagem. São encaminhados para avaliação artigos e resenhas sobre linguagem e: aprendizagem e aquisição de línguas; aspectos sociais e psicolinguísticos; formação de professores de língua; discurso pedagógico, midiático e político; literatura e suas interfaces com imagem, tradução e suas relações intertextuais. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas. Não há restrições quanto à titulação dos autores, sendo avaliada a qualidade do texto.

Acesse o Site

Moara é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. É um periódico de circulação nacional, com classificação B2 no índice Qualis da CAPES, que traz ao público, desde 1993, produções científicas de pesquisadores do Brasil e do exterior. Trata-se de um periódico semestral, com duas edições anuais (janeiro-junho e agosto-setembro), que dedica alternadamente um número aos Estudos Linguísticos e outros aos Estudos Literários, podendo publicar mais de dois números por ano, no formato de número temático ou de dossiê. A revista publica artigos científicos vinculados às diversas linhas de pesquisa das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, que sejam fruto de um processo de produção de conhecimento pautado em diretrizes teóricas e metodológicas coerentes. A revista possui seções fixas distintas: uma seção temática de artigos a respeito de um tema relevante na área; uma seção de tema livre, para artigos sobre temas diversos relacionados ao foco da revista. Aceitamos artigos de: a) doutores, mestres e discentes de cursos de Doutorado e, b) discentes de curso de Mestrado em coautoria com doutores.

Acesse o Site

A Revista de Letras tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação. Como um fórum de discussão sobre a literatura, a Revista de Letras não privilegia qualquer abordagem crítica ou teoria em específico, encorajando a diversidade de abordagens e enfoques teórico-metodológicos no trato com a literatura. O escopo da Revista de Letras é a literatura, considerada em si mesma ou em relação com outras áreas da cultura, como cinema, artes plásticas, música, arquitetura e mídia. Também serão aceitos artigos que tratem de quaisquer desses objetos culturais em si, desde que haja alguma pertinência aos estudos literários. As abordagens a estes objetos culturais deverão manter uma interface com a metodologia dos estudos literários, para que estes artigos possam ser analisados pelo corpo editorial a partir da perspectiva da literatura comparada.

Acesse o Site

A Revista do Gel é uma publicação do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade quadrimestral, que tem por finalidade divulgar textos acadêmicos, apresentados sob a forma de artigos, originais e inéditos, resultantes de pesquisa individual ou coletiva, e resenhas críticas de interesse das áreas de Letras e Linguística (teórica e aplicada). Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas

Acesse o Site

A Revista do GELNE é uma publicação semestral vinculada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. É um periódico consolidado que tem publicado regular e ininterruptamente volumes que reúnem pesquisas de significativa relevância científico-acadêmica para a consolidação da área de Letras e Linguística no Brasil – considerando as subáreas de Linguística Teórica e Descritiva, Linguística Aplicada e Literatura Comparada. Desde a sua fundação, em 1999, foram publicados, até 2016, 18 volumes que reúnem produções de renomados pesquisadores do cenário nacional e internacional, de diferentes IES.

Acesse o Site

A Revista Veredas tem a missão de publicar artigos científicos, ensaios, traduções e resenhas, de caráter necessariamente inédito e de reconhecida qualidade acadêmica, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros, unicamente da área de Linguística, teórica e aplicada, e em suas diversas subáreas.

Acesse o Site

Cadernos de Estudos Linguísticos adota desde 2019 o sistema de publicação contínua (rolling pass) integrando em um mesmo volume anual seção de artigos que compõem dossiês temáticos e seção de artigos de natureza geral. O objetivo da Cadernos é a publicação de textos científicos nas diversas áreas da Linguística de modo a propiciar aos pesquisadores a publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisa, reflexões acadêmicas e estudos analíticos dentro de distintas abordagens teóricas. Espera-se, assim, tornar disponíveis trabalhos relevantes que proporcionem o diálogo entre diferentes abordagens, deem visibilidade à agenda científica dos estudos linguísticos, o debate de questões pertinentes às áreas e o estímulo para o intercâmbio entre pesquisadores.

Acesse o Site

Trabalhos em Linguística Aplicada é uma publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com volumes publicados em Janeiro-Abril (n. 1), Maio-Agosto (n. 2) e Setembro-Dezembro (n. 3). Com mais de trinta anos de existência, a revista tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para a constante renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada. O periódico espera que os manuscritos submetidos à publicação tenham abrangência social e política, e estejam diretamente vinculados aos debates contemporâneos em Linguística Aplicada, tal como se pode evidenciar pelos temas, questões de pesquisa e diálogo com a literatura do campo. Os principais eixos de pesquisa do periódico são: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; ideologias linguísticas; antropologia linguística; políticas linguísticas; globalização e mobilidade; discurso e desigualdade. Também são publicadas entrevistas e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico.

Acesse o Site

Letras é um periódico científico que tem como missão reunir e divulgar artigos resultantes de pesquisa científica original de caráter significativo para as áreas dos Estudos Linguísticos e Literários. A publicação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e volta-se a pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação. Considerando as especificidades das linhas de pesquisa que integram o PPGLetras e a periodicidade semestral que é mantida desde 1991, a cada ano é publicado, ordinariamente, um número temático dedicado aos Estudos Linguísticos e outro dedicado aos Estudos Literários. Além disso, há a possiblidade de organização de números especiais, de forma extraordinária. Cada publicação fica sob a responsabilidade de dois ou três pesquisadores que assumem a função de organizadores, sendo um vinculado ao PPGLetras e o(s) outro(s) externo(s) à UFSM, preferencialmente participante(s) de programa credenciado pela CAPES e classificado com, no mínimo, conceito 4. Os textos submetidos ao periódico serão, preferencialmente, de pesquisadores doutores ou com reconhecimento na área, podendo ter coautoria com pós-graduandos e graduandos e escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Os originais apresentados não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico.

Acesse o Site